sexta-feira, 5 de junho de 2009

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.

Imagens da periferia da cidade onde fora atingida pelas enchentes.

Equipe do comdema reunida na margem do açude da comissão e impactos ambientais da enchentes na loquinha do amor

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA

(De 1º a 06 de Junho de 2009)

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Segunda – Feira (Dia 1º/06/09)

Mesa de Debate sobre os Impactos Ambientais do Município de Quixeramobim. Rádio Campo Maior,Programa Repórter Ceará – Radialista: Ronildo Saldanha. Horário: 12 às 15:30 horas.Participantes: Masé Damasceno, Jardel da Paixão, Vianey Fernandes, Douglas Damásio,José Garcia,Cleuza Valentim, Izabel Saraiva;

Lançamento do Projeto A3P, no Auditório do LICEU Alfredo Almeida Machado, com o Técnico do CONPAM “Dr. Severo”,no qual o COMDEMA se comprometeu em repassar para todos os integrantes do COMEMA, na reunião do dia 26|06|09,para que cada integrante do COMDEMA, possa aplicar na Entidade a qual ele representa.Horário: 15:30 às 18:00 horas);

Terça - Feira (Dia 02/06/09)

Reunião Itinerante do COMDEMA, com Palestras sobre o Meio Ambiente, Debate com a População, exposição fotográfica do Rio Quixeramobim e Atividades e Documentos, realizados pelo IBAMA, que também é parceiro do COMDEMA. Bairro - Duque de Caxias, Local – Centro Comunitário da Paróquia. Ponto Estratégico: Açude da Comissão;

Impactos Ambientais: Açude poluído com dejetos de esgotos, lixo a céu aberto colocado por alguns populares do Bairro, Aterramento de áreas do Açude de forma indevida, tomada de posse dos espaços físicos á beira d’água. Medidas que deverão ser tomadas: Cobrança imediata da Secretaria da Infra Estrutura para ser tomadas as devidas providências na retirada do lixo, elaboração de um Projeto Comunitário Varanda Ecológica, onde deverá ser feito um calçadão ao redor do Açude,transformando o espaço em área de lazer arborizada, evitando as construções indevidas e o lixo que ora é jogado.Pintura de quadros ecológicos na parede próxima do Salão Comunitário incentivando a população a preservar o meio ambiente, concerto do calçamento desgastado pelas fortes chuvas.Horário: 08 às 12:00 horas. Participação:Grupo de Formadores de Opinião do Bairro com a equipe do COMDEMA.

 Retorno dos Trabalhos das 14:00 às 19:30 horas, com a Roda de Debate, Exposição Fotográficas e Filmagem documental.

Quarta – Feira (Dia 03/06/2009)

Debate na Câmara Municipal sobre o Funcionamento do COMDEMA, os Pontos negativos do Município no Selo Verde, e os Impactos Ambientais encontrados nos bairros  do Município.Escolha por votação do Representante da Câmara Municipal no COMDEMA.

Reunião Itinerante do COMDEMA no Bairro  Monteiro de Moraes, no  Salão Nova Vida. Ponto de convergência: Buraco da Jia.Horário: das 14 às 19:30 horas.Programação: Mobilização da População, Palestras dos integrantes do COMDEMA, Exposição fotográficas, faixa de advertência, trabalhos escritos do IBAMA.Impacto Ambiental:Muita lama no local ,arriscando a vida das crianças que de pé descalço brincam na lama,Falta de Saneamento Básico, os dejetos e detritos das ruas da parte de cima do bairro, caem por uma tubulação , indo desaguar num pequeno açude nas proximidades das casas, que também foram invadidas pelas cheias.A rua Afro Leal é a mais prejudicada.Solicitações: Que seja feito um Canal apropriado para receber as águas do riacho no período invernoso, sem prejudicar as residências.Restauração do calçamento, Moradia adequada para as famílias que moram de forma irregular,esgotamento sanitário,Podar  de forma correta as árvores que estão servido de escondi rijo para os desocupados,mudar o poste da energia elétrica que é de praça, arriscando a vida das crianças que brincam no referido local, por um poste adequado.

Compromisso do COMDEMA :Entregar o Abaixo Assinado com as reivindicações. Elaborar um Projeto do Canal para Comunidade,filiar e organizar a Associação Comunitária já existente na área.

Quinta- Feira (Dia 05/06/2009)

 Reunião Itinerante do COMDEMA no Bairro  José Aurélio Câmara.Visitas as casas atingidas pelas cheias, mobilização da população.Realização de Palestras,Debates , Depoimentos dos Moradores, Vídeo, Incentivo para ser criada uma Associação Comunitária, Exposição de Trabalhos do IBAMA e do COMDEMA.Local do Evento: Salão Comunitário Catequético Padre José Van Esch.Horário: 14:00 ás 20:00 horas).Impactos Ambientais: Casas destruídas pelas cheias do riacho,Falta de moradia para os desabrigados,Destruição do calçamento na travessa Cornélio Fernandes, Capineira que fica dentro do bairro sendo foco de insetos (Cobras, caranguejos,muriçocas,mosquito da Dengue,lacraias e outros) que penetram nas residências.Lagoa que virou fossa das residências, riacho que inunda  e destrói as moradias.Muito lixo jogado no riacho. Reivindicações: Restauração do calçamento, Construção de um Canal adequado para suportar as águas do riacho no período invernosa, construção de uma área de lazer em redor do açude para evitar que as pessoas joguem o lixo,Arborização na área de lazer.Um esgoto geral para os dejetos das casas.Formação de uma Associação Comunitária no Bairro.

Sexta-Feira (Dia 06|06|09)

 Seminário Municipal  sobre os Impactos Ambientais, promovido pelo COMDEMA.

Relatório:

Refletir sobre Meio Ambiente é  Planejar o Desenvolvimento Sustentável e Enfrentar um grande Desafio. Mas o COMDEMA de Quixeramobim, após a reunião ordinária de 27 de maio, resolveu elaborar uma vasta programação a ser desenvolvida no decorrer da semana Nacional do Meio Ambiente e os Impactos Ambientais do Município, com a participação de vários seguimentos e os integrantes do COMDEMA. O Seminário será aplicado uma Metodologia onde não existe mesa de autoridades, porque todos integrantes  são formadores de opinião e participarão dos debates como destaque no evento .

Além das falas dos palestrantes, todos que estavam presentes usaram da palavra dando seus depoimentos, fazendo cobranças , reclamações e apontando solução para os problemas apresentados. Falaram os seguintes participantes:Maria de Fátima Nogueira,Stefânia Maria de Sousa, Antonia Alfa Torre Rocha,Maria Rosenilda Freire Dantas,José Eduardo Saldanha Nobre, Raimunda Almeida Sobrinha,Maria de Fátima Almeida,Terezinha de Jesus de Almeida Oliveira, Sônia Cristina Sousa Araújo, Antonia Maria Fernandes Almeida ,Mara Luciene Pereira,Vera Lúcia Rodrigues Dantas, Maria Ivonete da Silva Barbosa,Raimunda Rufino do Nascimento,Bruna Mara Aragão do Nascimento, Naur Maurício, Ana Patrício Oliveira Lima, Maria do Socorro Nogueira e Silva,Vanderlânia Rodrigues do Carmo Alves,José Ailton Brasil de Lima,Creuza Valentim da Silva, Izabel Zeferino do Livramento Saraiva,Antonio Jairo do Nascimento Freitas,Francisco Jardel Rodrigues da Paixão, Euclides Pimenta Neto, José Garcia Viana de Oliveira,Rosemeire de Almeida Lima ‘SAAE’

Francimar Saldanha da Silva,Maria José Damasceno. dos debates saíram os seguintes Impactos Ambientais: Cercas dentro do rio impedindo o salvamento das vítimas das cheias, pelo Corpo de Bombeiros, Plano Diretor Defasado, Lava-a – jatos jogando poluentes para o rio, Ocupação do solo às margens da Barragem, poluindo as águas que abastecem a população, Seminários Itinerantes em logradouros públicos, Revisão do Plano Diretor, Visitas ao interior levando esclarecimentos sobre o meio ambiente, Garis que atendem na Maravilha que não estão cumprindo com suas funções de trabalho, COMDEMA fiscalizar barraqueiros que na época da festa de Santo Antonio jogam lixo na Praça, poluindo o Ambiente. As propostas apresentadas serão transformadas em Novos Projetos do COMDEMA de acordo com o Planejamento Estratégico das suas ações.

Local do Seminário : LICEU Alfredo Machado.

Horário: Das 08:00 às 12:00 horas.

Sábado (Dia 06/06/2009)

 Visita as Barracas da Praça, na Festa de Santo Antonio, alertando aos barraqueiro que ponham seu lixo  em sacolas plástica, para ser entregue aos garis por ocasião da limpeza da praça.

 Realização do Show Cultural Ambiental, com os Artistas da terra.

Tema: Meio Ambiente

Local: Memorial Antonio Conselheiro

Horário: 16:00 horas

Entrada: 1 Kg de Gênero Alimentício não perecível.

Destino: Vítimas das cheias dos Bairros trabalhados pelo COMDEMA, na  Semana Nacional do Meio Ambiente.

             Equipe de Trabalho:

1 - Maria José Damasceno

2 - Francisco Jardel Rodrigues da Paixão

3 - Douglas Damásio

4 - Raimunda Cleuza Valentim da Silva

5 - João Vianey Fernandes Pimentel

6 - José Garcia Viana de Oliveira

7 -Euclides Pimenta Neto

8-Rosemeire de Almeida Lima

9-Isabel Zeferino do Livramento Saraiva.

Quixeramobim, 06 de  junho de 2009.

Maria José Damasceno

Presidente do COMDEMA