segunda-feira, 13 de julho de 2009

“ALIVIO” e a Sustentabilidade Socioeconômica através dos Riachos Comunitários.


Autor: Julian Burt (FUNCEME)
Complementação: Maria José Damasceno


1 - Justificativa

Os rios morrendo, fica difícil proporcionar o desenvolvimento econômico e sustentável dentro do movimento comunitário.O Bioma Caatinga é responsável pelo recobrimento vegetal,cerca de 75% do território cearense. A partir desse dado observa-se a importância ecológica da zona rural, onde estão situados inúmeros riachos que poderão ser desenvolvidas diversas atividades socioeconômicas que poderão ajudar na sustentabilidade das famílias comunitárias da zona rural, servindo de projeto Piloto, para os demais municípios do sertão central, surgindo bem no Centro Geográfico do Estado do Ceará.
O Município de Quixeramobim é hidrograficamente privilegiado, pois somos banhados por dois rios, o Rio Ibú, como chamavam os primitivos que aqui moravam, os índios Quixarás e Canindés.
Historiadores contam em suas obras literárias que indicavam esse lugar de “Quieramobim”- ‘Oh Amobinhê “-terra farta.E Muitas terras do nosso Município possuem terras férteis,mas ainda existem comunidades que sofrem com a falta de água para o consumo humano e animal.Outro rio que corre em parte ,no solo do Município é o rio Banabuiú.Temos ainda o Riacho da Forquilha onde se desenvolve o Projeto Pingo d’água e numerosos Riachos secos no período de estiagem, mas que as águas acumulam formando os lençóis freáticos , que também poderão ser explorados.Temos também o açude Pirabibú que foi consociado com o município de

Quixadá para atender aquela população.Temos a barragem que abastece toda população.

Apesar de todas essas riquezas hídricas, dada a dimensão geográfica do nosso município, também temos comunidades carentes que precisam de uma atenção toda especial.
Recebemos a visita Técnica da FUNCEME, através do Dr Julian Burt, que veio colaborar com o nosso Município , nos trazendo o Projeto ALIVIO, o qual pedi permissão para complementar o referido projeto e estendê-lo por diversas comunidades que são carentes e que tenham riachos disponíveis,mas os associados precisam demonstrar interesse, compromisso e que continue desenvolvendo as ações de acordo com o plano estratégico do projeto.Sem nenhuma interferência Política partidária.São inúmeros riachos que deságuam no rio Quixeramobim e o embarreiramento ecológico nos riachos comunitários, as águas poderão ser filtradas, contribuindo assim com a revitalização dos riachos e do rio onde deságuam.Com esse trabalho a comunidade poderá ter bem próximo de casa um pequeno reservatório no riacho, no qual poderão ser desenvolvidos vários projetos, tais como: Bebedouro Comunitário para animais, a recuperação da mata ciliar no contorno do riacho ou ainda plantio de fruticulturas e barragens subterrâneas.Todo trabalho deverá ser feito pela própria comunidade organizada e também a oportunidade do trabalho de mutirão e com baixo custo.É a forma também de despoluir o rio principal, pois a água passa a correr pelo leito do riacho de forma filtrada através do barramento feito com pedras e areia.O projeto poderá ser financiado pela FUNCEME , que também fornecerá o material complementar para filtração. Para que esse projeto possa acontecer, depende da força de vontade da comunidade para trabalhar em conjunto construindo sua economia e gerando oportunidade de melhor qualidade de vida para a população comunitária.

2 - Objetivos

2.1 - Geral.

Desenvolver ações visando a implementação de tecnologias alternativas de convivência com o semi-árido integrando os associados nos mais diversos projetos desenvolvidos pelo COMDEMA, para dar sustentabilidade aos agro ecossistemas do equilíbrio dos recursos naturais: solo e água, a redução das vulnerabilidades do clima, proporcionando a melhoria socioeconômica das famílias integrantes numa sociedade organizada e sustentável.

2.2 - Específicos

• Proporcionar a conservação de áreas ambientalmente representativas das condições ambientais da zona rural, reaproveitando os recursos hídricos que poderão ser retidos no percurso dos riachos, dentro da Associação Comunitária.
• Desenvolver e fomentar criatividades voltadas para o atendimento comunitário barrando os riachos para fins econômicos e preservação ambiental.
• Dotar o município de Quixeramobim de espaços reservados a implantação de bebedouros comunitários para animais, evitando a poluição de reservatórios já existentes nas localidades.
• Criar e implantar em parceria com a FUNCEME, a Prefeitura Municipal, a Secretaria da Infra Estrutura, a Federação das Associações Comunitárias, um sistema de atendimento coordenado pelo CMDS e pelo COMDEMA que possa atender as demandas das comunidades solicitantes do projeto.
• Implantar nas comunidades da zona rural, arborização com plantas nativas e fruteiras, nas áreas dos riachos, para proteção, recuperação e reposição florestal na zona rural.
• Incentivar e orientar os agricultores familiares a evitar queimadas e destacamento nos roçados e principalmente o uso de agrotóxicos.
• Desenvolver o programa: Educação Comunitária e Ambiental, implantando inicialmente as ações voltadas para barramentos dos riachos, orientando com tecnologias práticas e viáveis, de baixo custo e conservação ambiental.
• Mobilizar a comunidade a desenvolver os trabalhos em sistema de mutirão para desenvolver as ações necessárias ao desenvolvimento do Projeto apresentado.
• Elaborar um calendário com planejamento estratégico para que o CMDS e o COMDEMA possam visitar as localidades onde o projeto vai ser aplicado.
• Capacitar durante a visita os associados que irão trabalhar no desenvolvimento do projeto em cada comunidade beneficiária e pedir relatório dos trabalhos realizados.


3 - Metas

•Incentivar a população comunitária a estruturar seus habitantes, de forma a reaproveitar espaços físicos próximos dos riachos, plantando fruticulturas para alimentar a própria comunidade ou com a produção futura desenvolver outros projetos e plantas nativas para recuperação da mata ciliar
•Ter após o barramento do riacho espaços com escavação, onde poderá futuramente armazenar a água do riacho para o período de estiagem.
•Localizar em um dos riachos da comunidade a instalação de um bebedouro comunitário, para o gado dos associados, usando o mesmo processo de barramento ecológico.
•Instalação de lavanderia Comunitária usando a água reservada do riacho barrado.


4 - Comunidades escolhidas pelo CMDS E COMDEMA para desenvolver o Projeto

5 - Extratégias

• Mobilização dos integrantes do CMDS ,do COMDEMA ,da Agenda 21 e FACQ.
• Primeira reunião de apresentação do Projeto “ALIVIO” Técnico da FUNCEME – Julian Burt.(14.04.09)
• Segunda Reunião de aprofundamento do Projeto “AlIVIO”(17.06.09)
• Elaboração da Complementação do Projeto “ALIVIO” de acorde com a comissão :CMDS\COMDEMA\Agenda 21\FACQ e consentido pelo técnico , para ALIVIO e a Sustentabilidade Socioeconômica através dos Riachos Comunitários.(18,19 e 20.06.09)
• Reunião de Planejamento da Comissão para escolha do Distrito que terá prioridade no desenvolvimento do Projeto.(08.07.09)
• Convocar os Presidentes das Associações que irão se beneficiar com o Projeto ALIVIO ( 10.07.09)
• Visita a Comunidade escolhida para o processo de conscientização e aceitação do projeto.(14.07.09)
• Reunião com o Técnico Julian Burt , com as Secretarias e a Comissão Agentes Multiplicadores do Projeto ALIVIO que estão envolvidas(17,07.09)
• Registro de todas as Ações do Projeto “ALIVIO –e a Sustentabilidade Socioeconômica através dos Riachos Comunitários”